quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Histórico



O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) começou a sua história no dia 20 de fevereiro de 1975, quando o então presidente da república, Ernesto Geisel, desapropriou os hospitais privados Conceição, Cristo Redentor e Fêmina. Sob intervenção federal, estes hospitais formaram um grupo hospitalar com gerenciamento centralizado. O Hospital Conceição, fundado em 26 de julho de 1960, foi desmembrado para a criação do Hospital da Criança Conceição. O Cristo Redentor começou a funcionar no dia 22 de março de 1956 e o Fêmina, em 18 de março de 1968. Hoje, além dos quatro hospitais, o GHC é formado ainda por 12 postos de Saúde Comunitária, instalados em bairros e vilas da Zona Norte da cidade, constituindo-se na maior rede de hospitais públicos do sul do país.

Em 2003, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) passou a prestar atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inovando em suas regras de gestão e assistência. Atualmente, O GHC demonstra uma nova face que garante à sociedade acesso a uma saúde pública qualificada e humanizada, onde o foco principal está nas reais necessidades da população. Formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina e doze postos de Saúde Comunitária, o GHC tem mais de 6,6 mil trabalhadores. Atua integrado à rede de saúde local e regional e atende a população de Porto Alegre, região metropolitana e interior do Estado.

Em 19 de setembro de 2008, foi nomeado por meio da portaria 355/08 o Núcleo Operativo Cultural do GHC, com a função de implementar a Política Cultural no Grupo Hospitalar Conceição. Essa política tem como objetivo fortalecer as iniciativas dos trabalhadores que desenvolvem atividades culturais, bem como estimular o surgimento de novos projetos que integrem saúde e cultura. A partir de um Acordo de Cooperação entre GHC/Ministério da Saúde e SSC/Ministério da Cultura foi criado a 1º Rede de Cultura e Saúde do Brasil. Nessa parceria foram selecionados dez pontos de cultura. Nove deles, com seus projetos voltados para a comunidade de abrangência das 12 unidades de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária GHC (SSC); e um ponto interno voltado aos trabalhadores, colaboradores, usuários e familiares dos quatro hospitais e aos dois Centros de Atenção Psicosocial (CAPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário